sábado, 16 de maio de 2009

Vantagens dos OGM

Tolerância a Herbicidas – Aumento da Produtividade


As plantas podem ser modificadas de modo a terem no seu DNA um gene que lhe confira resistência a produtos químicos como os pesticidas e os insecticidas. Com isto o agricultor vão puder usar as quantidades de químicos desejadas para acabar com as pragas e assim obter um maior aumento de produto no final de cada época.


Tolerância a Insectos – Redução dos Químicos Usados

As culturas transgénicas podem ser munidas de genes que lhes confiram resistência ás suas pragas naturais, produzindo toxinas que matam essas pragas. Com isto, é desnecessário o uso de químicos como os pesticidas na agricultura, uma vez que a própria planta se “protege sozinha”, contribuindo assim para reduzir a polição ambiental.

Redução do Uso de Fertilizantes

Alguns frutos e nozes são munidos de genes capazes de os fazer aumentar o seu tamanho naturalmente sem precisarem de ser utilizados fertilizantes e outros químicos nas culturas para os tornarem maiores e mais apetecíveis.

Melhoria da Qualidade dos Alimentos

A tecnologia usada nos transgénicos permitem-nos melhorar e corrigir os mais variados alimentos de modo a produzirmos novos alimentos com as características desejadas. Podem ser obtido alimentos com maior teor em certos nutrientes, alimentos com vitaminas que naturalmente não conseguiriam produzir, reduzir a síntese de algumas proteínas para que os alimentos durem mais tempo, entre outros.


Produção de Compostos com Interesse Económico

A inovação da biotecnologia a este nível é tal forma grandiosa, que é possível produzir variadíssimos tipos organismos que nos possibilitem uma vida mais fácil. É possível criar vacinas comestíveis, modificar o material genético das vacas para produzirem mais leite, criar peixes coloridos para comercializar como peças de decoração, assim como muitas outras coisas que falamos mais à frente. Tudo isto contribui para um largo interesse económico à escala mundial, e quem tiver mais “imaginação” sai a ganhar.

Clonagem

Através da técnica de DNA recombinante é possível introduzir nas bactérias genes com determinadas funções (genes de interesse). As bactérias ao reproduzirem-se formam descendentes exactamente iguais entre si, como se fosse um clone, assim fazem copias desse gene, sendo este processo chamado de Clonagem.

Produção de Medicamentos

Tal como na clonagem, através de técnicas de DNA recombinante é possível fazer com que as bactérias passem a produzir determinadas substâncias através da inserção de genes de interesse benéficas para a saúde, e assim produzir medicamentos com base nessas substâncias produzidas.

Acabar com a Fome Mundial

Os transgénicos ao permitirem um maior aproveitamento de culturas e principalmente a concepção de alimentos mais ricos em nutrientes e vitaminas, são vistos como uma esperança para os países de terceiro mundo.

28 comentários:

Sofia disse...

"Acabar com a fome mundial"...pfff.. Se o mundo realmente se preocupasse com isso, actualmente não seriam gastos biliões de hectares para criar bois desenfreadamente cujo destino comum é o matadouro para alimentar as "preciosidades" que enchem as empresas como o Macdonalds, Kentucky, Burger king...etc etc!
Também é importante frisar que nos locais onde se morre à fome também são cultivados e exportados milhões de dólares em alimento (como os cereais) para alimentar gado no reino unido, por exemplo! Aquele que vai encher de dinheiro as empresas, como as acima referidas, e de gordura e toxinas as panças de quem lá come!..

Ás vezes é importante olharmos ao nosso redor e não fingirmos que nos preocupamos. Se realmente as coisas têm de mudar começa então pela alteração dos hábitos de cada um.

Porque o que está por detrás de tudo e nem todos veem é a relação produção-lucro! Não existe preocupação em matar a fome a quem a tem. Existe sim a preocupação de domínio.
No entanto há quem saiba tudo isto, quem leia o que aqui escrevi e possa até concordar, mas que daqui a horas diga.."Tenho fome, apetece-me ir ao Mac. Bora?!"

Anónimo disse...

Concordo plenamente que não é pra acabar com a fome no mundo, porém seria uma boa alternativa para combater esse problema, no entanto não é devido só as grandes empresas que isso não acontece. Os maiores culpados são os cunsumidores, pois se não consumissem esses produtos essas empresas cairiam.

Que esteja bem claro que os unicos culpados pelo mundo estar assim é a ganancia de cada um.

Giovana disse...

Ok, lendo isso percebo que vocês têm muito a protestar. Porém, essa tal mudança que deve começar com o consumidor, com 'os hábitos de cada um' como Sofia disse, já começou em vocês? Acho muito improvável que nunca comam em redes de fast food, que façam algo além de comentar em um blog, que realmente façam algo a respeito.
Não estou dizendo que eu faço, ao contrário, sei que poderia fazer mais. Mas e vocês? Fazem?

Anónimo disse...

A sofia me parece um pouco sensacionalista, nao so por este comentario, mas por outros tbm... Há mtos beneficios sim, o unico problema com relação aos OGM eh o impacto a longo prazo, desconhecido ate entao pq nao sao usados a mto tempo...

Anónimo disse...

???????????!

Anónimo disse...

QUANTO AOS TRANSGENICOS,SERIA MELHOR QUE OS RESPONSAVEIS DESTA CRIAÇAO FOSSEM MAIS CLARO NO SENTIDO DE INFORMAÇAO AOS FUTUROS CONSUMIDORES,POIS AINDA É ASSUNTO DE POUCO CONHECIMENTO PARA MUITOS.

Anónimo disse...

Actualmente, tudo o que compramos nos Hipermercados, no fundo são OGM's. Os OGM's são um grande avanço na ciencia. E a Europa gastou 500 milhoes de euros para estudá-los. Nao descobriram nenhum risco. Mas pessoas que comem OGM's todos os dias, e que ficam saciados dizem que eles sao maus, MAs quem dera àquelas pessoas que nao tem o que comer, que morrem desnutridas comer esse comer que eles comem, e que na maior parte sim, é OGM's.
SIM AOS OGMS's!!!!

Anónimo disse...

Os OGMs sao uma afronta ao consumidor, que teria o direito de escolha, mas nao possui, pois os alimentos OGms nao vem com rótulos, isso é uma violacao aos nossos direitos....

Anónimo disse...

Ganhem vida -.-

Anónimo disse...

Achas que o fisgas e um pão transgénico ??

Anónimo disse...

Ó filho da puta, chupa-mos.

Anónimo disse...

SIM AOS TRANSGENICOS,SO ASSIM TEREMOS UMA REDUÇAO NO INDICE DE FOME NO MUNDO.

Anónimo disse...

sao todos gays

Cátia disse...

Acho incrivél como é que alguém pode achar que alimentos geneticamente modificados podem ser bons para a saúde?!?! Bons para a economia de quem os vende em semente e de quem os cultiva, isso sim. Super bons para as contas bancárias dessas empresas. A engenharia genética tem ajudado muito a medicina e consequentemente a salvar muitas vidas mas devia estar quietinha na indústria alimentar...

Anónimo disse...

ola angela

Anónimo disse...

ola ana

Anónimo disse...

tudo bem?

Anónimo disse...

Olá. Obrigado pela noite de ontem, vocês são uns anjos,principalmente aquela baixinha de cabelo moreno.
A minha pila está no céu!!!!!

Anónimo disse...

Beijo na bunda

Anónimo disse...

Sandra Elkan

Anónimo disse...

gostava de entrar em contacto com uma empresa deste sector..acredito nos OGM´s e tenho um terreno para alugar

Anónimo disse...

esse pimentão com uma banana esta fazendo as cabeças dos jovens a matar a propia familia com um pimentão que vai virar banana e o bananinha vim na casa dele meu nome e rei do gado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

por mim tinha que ser tudo geneticamente modificado ate o ser humano
no maximo que pode acontecer e sair umas perebas a mais
fora os organicos fora os naturebas

lg disse...

فريق العمل في شركة تنظيف فلل بالدمام يعمل بكل مهارة وتميز حيث أنه يؤدي أعماله بكل دقة و مهارة و ذلك نتيجة لأنه تلقى العديد من التدريبات التي جعلته مؤهل للمحافظة على نظافة فيلتك

Unknown disse...

شركة مكافحة حشرات بالاحساء
شركة مكافحة حشرات بالقصيم
شركة مكافحة حشرات بابها
شركة مكافحة حشرات بحائل
شركة مكافحة حشرات بخميس مشيط

Enviar um comentário