sábado, 16 de maio de 2009

O Mundo segundo a Monsanto

A tecnologia utilizada na criação de plantas transgénicas é de tal forma onerosa que apenas é acessível às grandes empresas. Tendo ficado conhecida como fabricante do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na Guerra do Vietname, e de hormonas de aumento da produção de leite proibidas na Europa, a Monsanto domina o mercado mundial das sementes transgénicas com mais de 90% da área total de culturas transgénicas.

Esta empresa colossal sediada no Missouri, Estados Unidos da América, comprou ou estabeleceu acordos comerciais com as maiores empresas de sementes americanas e internacionais como a Calgene, a Asgrow Agronomic, a Delta & Pine Land, a Monsoy, a Cargill e a Dekald Genetics, ficando a ser conhecida como a responsável pelo fabrico de sementes transgénicas, já que as restantes que as fabricam são irrelevantes ao lado da Monsanto.

Devido às leis das patentes, os agricultores de culturas não transgénicas que, por azar, sejam contaminados pelo pólen de plantas transgénicas, são obrigados a pagar indemnizações à Monsanto por uso de sementes transgénicas não autorizado, para além de ficarem sem as suas culturas (para a Monsanto). A Monsanto dedica um orçamento anual de 10 milhões de dólares e uma equipa de 75 pessoas (chamados de “policias das sementes”) à investigação e extorsão legal de produtores, tendo já levado a tribunal 90 casos, dos quais envolvem cerca de 150 agricultores e 40 pequenas empresas em 25 Estados americanos, sempre sob a acusação de terem usado, sem autorização legal, sementes transgénicas patenteadas. Num só caso a Monsanto chegou a ganhar 3 milhões de dólares e as multas e condenações impostas aos agricultores pode chegar aos 15 milhões de dólares.

De um modo geral, os agricultores que não pretendam cultivar com sementes geneticamente modificadas e optem pelas convencionais ficam sujeitos à disseminação das sementes das plantas transgénicas que caiam nos seus campos e serão acusados de uso ilegal de sementes transgénicas ficando sem as suas culturas e ainda pagando coimas como as já referidas.
A contaminação é imparável, pois os grãos de pólen podem percorrer distâncias na orem dos 180 Km por dia. Esta gerou uma preocupação geral em toda a agricultura, já que nem mesmo os agricultores que não usam OGM ficam imunes. Com o passar do tempo a Monsanto e outras indústrias tentaram convencer públicos e governos de esta contaminação com substâncias benéficas e industriais é aceitável e quem se opuser é “fundamentalista” e “anti-progresso”.

8 comentários:

Sofia disse...

ahaah..grandes argumentos.
Se espremermos tudo realmente só sai uma coisa: dinheiro.
E é tambem o que os transgénicos significam principalmente para os "grandes". Dinheiro!
Nada mais.

Anónimo disse...

meu deus, que pessoinha sensacionalista! Através da eng genetica pode-se tbm achar cura para muitas doenças...

Anónimo disse...

Dificil!!!!
Temos de um lado uma radical e do outro um provavel estudante de ogms... Enfim, para ambos temos que saber realmente até onde a eng. genetica pode nos ajudar, mas para tanto o que temos até o momento é um,a serio de equivocos quanto aos resultados depois que ingerimos tais alimentos.
Devemos sim evoluir, mas sem que as consequencias matem os que estão vivos agora.

Aline Aguiar.

Anónimo disse...

ok pessoas quero que vcs veja hum Documentario que fala sobre a Monsanto,o mesmo esta no Youtube.

SDS/Eu

Syanat 3 disse...

الان يمكنك الحصول علي المزيد من خدمات صيانة كاريير فور التواصل معنا يف اي وقت لارسال فريق العمل المتخصص في الصيانة والمدرب في توكيل كاريير الذي يوفر فريق عمل متخصص يمكنك التواصل مع رقم صيانة كاريير للتعرف علي المزيد الان .

Abraj Dubai disse...

تتميز شركة تنظيف فلل بالدمام على أنها تعتمد على أفضل المهارات البشرية التي تعمل على استخدام أحدث الأساليب و الطرق المتبعة في مجال التنظيف و ذلك حتى يحصل العميل على أفضل خدمة تنظيف

sandy disse...


https://khalejmovers.com/شركة-نقل-عفش-بالخبر/
https://khalejmovers.com/شركة-نقل-عفش-بالقطيف/
https://khalejmovers.com/شركة-نقل-عفش-بالجبيل/
https://khalejmovers.com/شركة-نقل-عفش-من-الدمام-الى-الاحساء/
https://khalejmovers.com/شركة-نقل-اثاث-شمال-الرياض/

drico disse...

Santa Sofia! Aposto que tu é uma consumidora de OGMs. Tu vive em que mundo? Se é aqui na Terra, bem-vinda aos planeta de transgênicos. Querendo ou não, eles estão aí! Aprenda a viver com isso.

Enviar um comentário