sábado, 16 de maio de 2009

Área de Cultivo de Transgénicos no Mundo

Mais de 95% de todas as plantas transgénicas cultivadas para fins comerciais pertencem a quatro espécies: soja, milho e algodão e a colza. Desde 1996, ano em que se iniciou a cultura de transgénicos, a área de cultivo por estes ocupados aumentou 74%. Desde esse ano, a produção comercial deste tipo de alimentos aumentou pelo 13º consecutivo.

Em 2001 a área de culturas transgénicas era de 52 milhões de hectares, o que equivale à área ocupada pela França ou Espanha. No total 46% de soja, 7% de milho e 11% de colza eram geneticamente modificadas. Quatro países produziam 99% das culturas transgénicas existentes, os Estados Unidos, com 68% cultivados, a Argentina com 22% cultivados, o Canadá com 6% de cultivo e a China com 3% dos campos mundiais.

Em 2005, a soja representou cerca de 62% da área com OGM e cerca de 60% da área mundial de soja era transgénica. O milho representava a segunda mais importante cultura transgénica (22%) e cerca de 14% da área mundial de milho é transgénico.

Em 2006, a área cultivada com culturas geneticamente modificadas atingiu os 100 milhões de hectares para 10 milhões de agricultores em 22 países.


Em 2007, Portugal semeou 4129 hectares de milho geneticamente modificado, cerca de 260% de crescimento, o que significa mais do triplo relativamente à área cultivada no ano anterior, segundo dados divulgados pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Apesar de a produção nacional ter aumentado, cerca de dois terços do milho ainda são importados, dos quais metade vem de países que produzem milho transgénico e convencional.
Em 2008, a área plantada com sementes geneticamente modificadas no mundo atingiu os 125 milhões de hectares, segundo o relatório “Brief 39 – Global Status Of Commercialized Biotech/Gm Crops: 2008”, divulgado pelo International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA) no passado dia 11 de Fevereiro.

Este é o sexto maior crescimento registado em área desde que o ISAAA passou a realizar o levantamento. No entanto, esta é a primeira vez que a entidade regista uma expansão inferior a dois dígitos.

Para além do aumento na área de cultivo em 2008, há ainda a destacar outros dados deste relatório.


25 Países
No que respeita aos países detentores das maiores áreas de cultivo de transgénicos, os Estados Unidos lideram o ranking (com 62,5 milhões de hectares) e Argentina está colocada no segundo lugar (com 21 milhões hectares). Nestes dois países, a área com OGM's representa 80% do total cultivado. O Brasil, com 15,8 milhões de hectares cultivados com soja, algodão e milho, está na terceira posição no ranking dos maiores produtores de transgénicos.

O maior crescimento de área plantada com transgénicos foi registado pela Índia, que igualou o Canadá no no quarto lugar do ranking, registando um acréscimo de 23%, para 7,6 milhões de hectares. Em quinto lugar, vem a China com 3,8 milhões de hectares.

O aumento no número de países onde foram cultivadas culturas GM - inclusive em África onde os desafios dos agricultores são maiores. Actualmente, são 25 os países produtores deste tipo de culturas, sendo que 15 são países em desenvolvimento. Os três países que iniciaram, em 2008, a produção de culturas GM foram: Bolívia (soja), a Burkina Faso (algodão) e o Egipto (milho).

13,3 Milhões de Agricultores
Em 2008 mais 1,3 milhões de agricultores produziram culturas GM, ou seja, actualmente 13,3, milhões de agricultores beneficiam das características destas plantas, sendo que 90% são pequenos agricultores e oriundos principalmente de países em desenvolvimento. Verifica-se que as culturas geneticamente modificadas têm um papel cada vez mais importante nos benefícios económicos dos pequenos agricultores, tendo por isso influência positiva na sua qualidade de vida.

Aumento de plantas com combinação de genes
Desde o início da comercialização das culturas GM, em 1996, que a característica mais procurada pelos agricultores é a tolerância a herbicidas. Em 2008 a soja, o milho, a colza, o algodão e a luzerna com esta característica ocuparam 63% (79 milhões ha) da área global cultivada.
O número de culturas com combinação de genes introduzidos (dupla - quando houve introdução de dois genes que conferem resistência a um tipo de praga de insectos e a herbicidas - e tripla - quando houve introdução de três genes que conferem resistência a dois tipos de pragas de insectos e a herbicidas) aumentou 23% e teve 22% da área global cultivada. As culturas GM com combinação de genes satisfazem necessidades múltiplas dos agricultores e dos consumidores, sendo já utilizados em 10 países.

Nova planta GM
O ano passado foi cultivada uma nova planta geneticamente modificada nos Estados Unidos da América (EUA) e no Canadá, a beterraba Roundup Ready com tolerância a herbicidas. Do total de área cultivada com beterraba nos EUA 59% (257.975 ha num total de 437.246 ha) corresponderam à nova beterraba GM. Esta foi a maior adopção de sempre de um produto GM na agricultura.


Aumento de 21% na Europa
Embora a França não estivesse autorizada a cultivar alimentos geneticamente modificados, todos os sete países da UE que cultivaram plantas GM produziram milho geneticamente modificado para resistir à praga da broca e a área de cultivo aumentou 21% em 2008, atingindo os 107.000 ha. Esses países são a Eslováquia, Polónia, Roménia, República Checa, Alemanha, Espanha e Portugal.


Aumento de 15,6% em Portugal
No ano 2008, a área total de produção de culturas GM em Portugal foi de quase 4.800 hectares, o que significa um aumento de 15,6% relativamente a 2007.

Benefícios de 44 mil milhões de dólares
Os benefícios económicos obtidos pelos agricultores, entre 1996 e 2007, foram de cerca de 44 mil milhões de dólares. Deste total, 44% resultaram de benefícios de produtividade e 56% da redução nos custos de produção (que inclui a redução de 359.000 toneladas de pesticidas).

Perspectivas
A soja ainda é a principal cultura entre os transgénicos, mas o ISAAA aponta o potencial de crescimento do arroz, especialmente na China, país que mais investe recursos em pesquisa. "Em 2015, com o avanço das pesquisas, o arroz poderá ser a principal cultura", afirma Clive James, presidente do Conselho de Administração do ISAAA.

Com as pesquisas para lançamento de arroz transgénico na China, James prevê que em 24 meses esta tecnologia já estará disponível para os agricultores locais. Além dos chineses, os produtores da Índia, Indonésia e Filipinas também investem em pesquisas para esta cultura. Outro factor que deve puxar uma nova onda de crescimento da plantação de transgénicos é a adopção de sementes que combinam duas ou três características, como a resistência aos herbicidas e à seca.

10 comentários:

Sofia disse...

Realmente...até os números falam por si.
Enquanto uns se preocupam em aumentar as áreas de terreno e de cultivo de OGM, gastam milhoes e ganham bilioes outros continua a morrer à fome.

E nem a desculpa de "acabar com a fome no mundo" colocada pelos defensores da produção de OGM servirá futuramente. Nada disso acabará.

Os gordos ficarão mais gordos, os magros...mortos.

Manoella disse...

Que legal , agora estou bem informada

Anónimo disse...

Oi, gostaria de saber quais sao as fontes dos figuras e gráficos utilizados. Estou realizando um trabalho para o meu mestrado sobre os organismos transgenicos e me interessei por esse material. Obrigada

Anónimo disse...

Anónimo disse...
"Oi, gostaria de saber quais sao as fontes dos figuras e gráficos utilizados. Estou realizando um trabalho para o meu mestrado sobre os organismos transgenicos e me interessei por esse material. Obrigada"


Vê-se mesmo que és zuca, burro de merda

Anónimo disse...

Quem nasceu, cresceu e mora na roça sabe o quanto foi importante a adoção da soja RR (evento GTS 40-3-2). O óbvio é que, quem critica os organismos transgênicos, nunca pegou uma enxada para limpar uma lavoura de soja, e não sabe o quão ruim é fazer este tipo de trabalho, em pleno sábado a tarde, com o sol a pino. A questão é que, os transgênicos por si só não vão eliminar a fome do mundo, mas a questão não é a produção, neste caso, mas a forma de distribuí-la. Por outro lado, já está liberado comercialmente o Golden Rice que contém maior quantidade de carotenos na sua composição, e logo, permitirão que as pessoas com baixo acesso a comida, possam satisfazer, ao menos as suas exigências nutricionais, assim como tantos outros exemplos. 99% das pessoas que falam contra os transgênicos, o fazem sem embasamento algum. Já ouvi muitas pessoas comentando que a soja iria se cruzar com outras espécies vegetais e formar plantas mutantes, e isso foi afirmado como a verdade absoluta. Ora, conceitualmente se classifica como espécie, um conjunto de indivíduos que são capazes de ralizar cruzamentos entre si, originando descendentes férteis. Na prática, a soja (Glycine max (L.) Merril), jamais irá se cruzar com o milho (Zea mays), ou qualquer outra espécie. Além de tudo isso, a soja é uma espécie autógama (95%), ou seja, possui autofecundação (devido a morfologia de sua flor), o que impossibilitaria qualquer tipo de cruzamento com outra espécie. Só pra finalizar o comentário, boa parte das pessoas argumentam que o homem está brincando de ser Deus, quando se vale da transgenia (se bem que na Bíblia está escrito ... "dominai sobre as plantas da terra", isso deve ser um alvará), mas quando se fala em enxertar corações de porco em seres humanos com problemas cardíaco, todo mundo acha um avanço técnológico. ????? . Dois pesos e duas medidas?

Anónimo disse...

A propósito, sou dono do comentário acima, nasci, cresci e moro na roça, logo posso falar com propriedade sobre o assunto.

Anónimo disse...

sofia, nao e bem assim. estas ligeiramente enganada.

Anónimo disse...

Senhor "Anónimo", você, por acaso é dono da Monsanto ou de empresas afins? porque não consigo pensar em outra justificativa para alguém que emite um comentário tão ridículo, hipócrita e manipulador sobre a Bíblia. Quer dizer que Deus nos deu uma espécie de ALVARÁ? Porque não realizamos uma comissão e perguntamos a Ele se foi isso mesmo que Ele quis dizer? Porque não perguntamos a Ele se é realmente seguro? Ah, já sei, porque Ele não pode responder! Então, já que Ele, nem o cientistas com suas incertezas podem nos responder, que tal adotarmos o Princípio da Precaução e evitarmos problemas, que podem vir a ser de pequena escala, como de ordem planetária? Porque nem eu nem você sabemos de toda a verdade. "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano". Pare para pensar. O que pode estar em risco é a saúde minha e sua, de todos os seres humanos, de todo os ecossistemas, de todo o nosso planeta. Mas, se você acha que não, senta aí e reza para tudo dar certo... com um pouco de sorte... quem sabe você não é atendido?

Anónimo disse...

isto sim, é um blog!
-Filipa

Anónimo disse...

a todos os anonimos vão estudar genetica sou biotecnologa e vejo cada uma o povo cheio de imaginação o senhor da roça ta certo mas e mais gostoso ficar pelada na rua protestando...

Enviar um comentário