sábado, 16 de maio de 2009

Transgénicos

A parte dos organismos geneticamente modificados mais conhecida é os transgénicos. Desde que surgiram, os transgénicos tem sido alvo de grande polémica e debate, por um lado são apresentados como solução para a fome no mundo, alterações climáticas, doenças e subnutrição… por outro lado, defende-se que esta realidade pode ser bem diferente e ter consequências graves para a saúde, sendo proibido em vários países.

A produção dos alimentos e plantas transgénicas é baseado na técnica de DNA recombinante, ou seja, utiliza-se um vector que transporte um gene de interesse de um organismo para dentro das células de outro, e assim consegue-se produzir um organismo que fique com as características daquele gene transferido, sendo assim somos capazes de produzir alimentos e plantas com as características desejadas.

As principais e mais importantes culturas transgénicas existentes no mundo encontram-se abaixo indicadas.

A soja é provavelmente o alimento transgénico que existe em maiores quantidades pelo mundo (como o trigo). Existem vários tipos de soja transgénica, dependendo do gene que se insere nesta, mas a mais conhecida e plantada é aquela que recebeu um gene que lhe confere resistência a herbicidas. Esse gene é transferido de uma bactéria existente no solo chamada de Agrobacterium tumefaciens.

O milho geneticamente modificado, é também conhecido por milho BT, pois o gene inserido na planta provém de uma bactéria chamada “bacillus thuringiensis”. Esta bactéria produz uma espécie de “veneno” que mata os insectos após estes se alimentarem do milho. Esta técnica permite que deixe de haver destruição dos campos por parte dos insectos, e assim deixa de ser necessário percorrer os campos com um pulverizador tóxico.

O algodão é também um produto transgénico comercializado, em que as enzimas introduzidas, (tais como a CrylA da bactéria Bacillus thuringiensis, e a Nitrilase da bactéria Klebsiella pneumonize) oferecem uma maior resistência contra larvas e contra herbicidas. O objectivo desta produção é reduzir as perdas de algodão devido a ataques de insectos, e redução na utilização de herbicidas.

A colza é outro transgénico dos mais conhecidos, e é uma planta de onde é extraído o azeite de colza, que é utilizado na produção de biodiesel. O gene inserido na colza adiciona a capacidade de resistência a vários tipos de pesticidas. O gene é retirado de uma bactéria que possui resistência a vários produtos tóxicos, nomeadamente da Bacillus amyloliquefaciens. Assim quando a plantação for pulverizada ocorre a destruição da maior parte de pestes e não há modificação na colza.

Um dos transgénicos mais falados é o arroz dourado, que possui dois genes retirados de narcisos (plantas de inverno) e um gene retirado de uma bactéria, estes codificam uma substancia chamada beta-caroteno, que é precursor da vitamina A. Assim o arroz é fortalecido com vitamina A, sendo considerado como uma vantagem específica para os países subdesenvolvidos, que tem uma fraca em alimentação e carenciada de vitaminas como esta.

13 comentários:

Sofia disse...

Futuramente também será possível revertermos a morte, escolhermos as nossas características físicas e psicológicas uma a uma, alterarmos as situações com que nos confrontamos diariamente...
Nada será problema!!
Tudo estará na mão do Homem e, (como se este fosse algum ser TODO-PODEROSO), nada lhe é impossível! OGM - Oferecemos Grandes Melhoramentos! A si e a toda a sua vida! (depois acabava com aquele sorriso mais amarelo do que o arroz dourado..hã?! que tal? ;) )looool

Anónimo disse...

concordo contigo so n gosto da parte do sorriso amarelo

Anónimo disse...

Por que não fala que a "COIZA" ou a COLZA como preferir, nada mais é que a Canola, vendida em super mercados sendo um dos mais caros do mercado. E ainda é tido como um óleo dos mais "saudáveis" por revistas com matérias compradas. O pior dos transgênicos, além das pessoas que defendem esta tecnologia nefasta, são os agrotóxicos que são pulverizados em quantidades absurdas todos os anos, entrando no sub solo, contaminando a fina camada de terra agricultável e os lenções freáticos sem contar a contaminação de outras culturas, principalmente o milho que dispersa por mais de 100 km seu polém. Pense bem antes de comprar oléos da cargill, Bunge (SOYA, LIZA, PRIMOR)

Anónimo disse...

quais são as duvidas atuais quanto aos produtos transgênicos?

Anónimo disse...

Nossa nunca vi tantas coizas escrito errado!!!!!

Anónimo disse...

trangenicos faz mal asaude?

Anónimo disse...

transgenicos faz mal a saude?

Anónimo disse...

Como podemos entendificar um trangenicos?pq?

Unknown disse...

o que significa???

Unknown disse...

o que significa???

Anónimo disse...

parabéns pelo blog! gostei muito,principalmente da matéria sobre a Monsanto!!

Unknown disse...

normalmente um produto transgenico vem com um "T" preto dentro de um triangulo amarelo no rótulo (atraz ou em baixo)

Unknown disse...

Muito interessante.

Enviar um comentário